Políticas Editoriais

Foco e Escopo

           A Revista Brasileira de História & Ciências Sociais — RBHCS — (ISSN 2175-3423) foi criada para atender a necessidade de maior circulação do conhecimento acadêmico e busca promover o diálogo entre a História & as Ciências Sociais.

           Desenvolvida com o apoio de professores das mais distintas Instituições de Ensino Superior do país e do exterior e da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), a RBHCS vem dar oportunidade para o público acadêmico publicar suas descobertas em um espaço com os pareceristas das mais renomadas revistas de História & Ciências Sociais do Brasil e do exterior.

           A RBHCS é uma revista eletrônica de periodicidade semestral que busca promover o diálogo mais próximo entre a História & as Ciências Sociais, não objetivando que Historiadores façam trabalhos de Cientistas Sociais, nem o inverso, mas sim que as áreas do conhecimento sejam enriquecidas pelo diálogo oriundo das trocas de conhecimento e experiência.

           Este periódico eletrônico possui quatro grandes eixos temáticos: Arqueologia/Antropologia, Historiografia & Teoria Social, Pensamento Social Brasileiro e Reflexões sobre a Antiguidade, a Modernidade e a Contemporaneidade. Possuindo quatro seções para a publicação de trabalhos: Artigos, Resenhas & Transcrições e Dossiê Temático, possuindo também um espaço para publicação de pesquisas em andamento ou já concluídas no Informe de Pesquisas.

           Assim, é o objetivo central da Revista Brasileira de História & Ciências Sociais que ela se torne um instrumento de diálogo e enriquecimento tanto para a História quanto para as Ciências Sociais.

           A RBHCS abre espaço para a publicação de trabalhos acadêmicos nas seguintes seções:

           Artigos Livres de caráter semestral, composta por até 10 artigos tanto de História quanto de Ciências Sociais.

           Resenhas & Transcrições de caráter semestral, composta por até 3 resenhas e 3 transcrições.

           Dossiê Temático de caráter anual, composta por até 4 artigos inéditos.

           Acadêmico e Pesquisas de Iniciação Científica de caráter anual, composta por até 4 informes de pesquisas.   

 

Políticas de Seção

Dossiê

Política padrão de seção.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos Livres

Política padrão de seção.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Acadêmicos e Pesquisas

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Transcrições de Documentos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Traduções

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos enviados serão primeiramente analisados pelo Conselho Editorial em relação à adequação à linha editorial e às normas da revista. A decisão desta análise será comunicada aos autores (via página do usuário). Após o que serão submetidos à avaliação do tipo blind review feita por pares de consultores membros do Conselho Consultivo da RBHCS e/ou pareceristas ad hoc convidados pelo Conselho Editorial, com base nas linhas de pesquisas dos mesmos, em caso de divergência entre os pareceres, solicita-se um terceiro parecer. A decisão final será comunicada ao autor.

A aceitação final dos trabalhos depende dos seguintes critérios:

  • Recomendação dos pareceristas;
  • Efetivação dos ajustes necessários pelo(s) autor(es);
  • E aprovação do Conselho Editorial, cuja resolução contemplará seis diferentes avaliações:
  1. Aceitar;
  2. Correções obrigatórias;
  3. Submeter novamente para avaliação;
  4. Enviar para outra revista;
  5. Rejeitar
  6. Ver comentários

 

Periodicidade

Publicação Semestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Declaração de Direito Autoral

Para fins de publicação, solicitamos aos autores a aceitação dos termos de cessão dos direitos de autoria, assim como permitindo a reprodução do material enviado.

TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS

Prezado Conselho Editorial,

encaminhamos o PRESENTE trabalho, de minha autoria, à apreciação do Conselho Editorial da Revista Brasileira de História & Ciências Sociais.

Em atenção às normas constantes das “Instruções para Publicação”, informo que o trabalho apresentado atende todas as exigências especificadas na normativa. Estou de acordo com o presente termo de cessão de direitos para publicação e reprodução dos originais à Revista Brasileira de História & Ciências Sociais.

 

Posição ética da RBHCS

Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Brasileira de História & Ciências Sociais.

 

Livro do Ano RBHCS

O Conselho Editorial da Revista Brasileira de História & Ciências Sociais —RBHCS — elegeu como Livro do Ano 2018:


Livro do Ano 2018

MARCÍLIO, Maria Luiza. A história em todos os seus sentidos: demografia histórica e questões contemporâneas. Organização: Ana Scott; Carlos Bacellar; Renato Franco; Renato Venancio. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2017.

Livro do Ano 2017

CARDOZO, José Carlos da Silva; et al. (Orgs.). História das crianças no Brasil Meridional. São Leopoldo: Oikos; Editora UNISINOS, 2016, 470p.

Livro do Ano 2016

WEIMER, Rodrigo de Azevedo. Felisberta e Sua Gente: Consciência Histórica e Racialização Em Uma Família Negra No Pós-Emancipação. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2015, 272p.

Livro do Ano 2015

SCOTT. Ana Silvia Volpi; et al. (Orgs.). História da Família no Brasil Meridional: temas e perspectivas. São Leopoldo: Oikos; Editora UNISINOS, 2014, 360p.

Livro do Ano 2014

CARDOSO, Fernando Henrique. Pensadores que inventaram o Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2013, 329p.

Livro do Ano 2013

PINSKY, Carla Bassanezi; PEDRO, Joana Maria. (Org.). Nova história das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2012, 555p.

Livro do Ano 2012

WILCKEN, Patrick. Claude Lévi-Strauss: o poeta no laboratório. Tradução Denise Buttmann. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011. 389p.

Livro do Ano 2011

MALERBA, Jurandir (Org.). Lições de História: o caminho da ciência no longo Século XIX. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010. 492p.

Livro do Ano 2010

FONSECA, Claudia; SCHUCH, Patrice (Orgs.). Políticas de proteção à infância: um olhar antropológico. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. 320p.

Livro do Ano 2009

BURKE, Peter. História e Teoria Social. Tradução Klauss Brandini Gerhardt e Roneide Venâncio Majer. São Paulo: Editora Unesp, 2002. 275p.

 

 

Política de Taxas para Processamento de Artigos

Este periódico não cobra taxas para processamento de artigos (APCs - article processing charges).

 

Declaração de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.



Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia